Sumário do Thesis sobre Anthrohumox na planÃcie Brazilian
Na planície de Amazon, Oxisol tornou-se em áreas dispersadas à Terra Preta do Indio. O índice elevado de C (mais de 9%) e a cerâmica são características. Além disso, mostram o acidity fraco (mas o pH não sobre 6.5), o peso baixo do solum e a capacidade de troca elevada do cation. Muito a maioria de parâmetros do solo estão correlacionando com a porcentagem do C.
Os testes padrões do solo de Terra Preta podem ser encontrados na planície de Amazon ( mapa, baseado na pesquisa da literatura). Os pontos visitados do TP em Belterra (perto de Santarem) mostram características sobre sua extensão (raramente mais de 2 acres), sua profundidade (até aproximadamente 50 cm com cor preta do valor 3 ou abaixam, nos traços até uma profundidade de 2-3 m) e sua transição ao Oxisols circunvizinho (algum pouco quilômetro). O tamanho está correlacionando com a intensidade (valor baixo - áreas grandes) e a freqüência da cerâmica em a maioria de casos. Devido ao horizonte oxic no Terra Preta mais baixo, o `great group Anthrohumox' é proposto.
Há umas várias teorias sobre sua origem. Prova-se certamente, esse Terra Preta é sintético (índice do phosphate, cerâmica, situação elevados em locais anteriores da vila). Aproximadamente 1500-2800 anos há o Indios da área teve uma influência forte no Oxisols por seu `do lixo, da cozinha, do compost e/ou do mulch que cultiva' para um par de anos das centenas em seus locais da moradia. Os testes C14 das amostras mostraram idades de 1780 (+ 270) e de 2260 (+ anos de 280), assim datando do no meio ANÚNCIO 800 BC e 500.
A atividade Intensive dos organismos e o bioturbation causam quebrar acima, abaixar do peso do solum, a perda de um cem quilogramas do material do solo por o quadrado m e de partículas finas (argila do `somente' 65- 80%). O índice elevado da areia indica o índice elevado de C (não nos termos relativo a outras áreas). Todas aquelas características diminuem com profundidade crescente do solo.
O impacto forte de ácidos humic reage resistir forte do silicone, do Al e do Fe. As relações leaching diferentes são discutidas no papel. Mostram resistir mais forte no Terra Preta do que no Oxisol (silicone mais baixo, índice mais elevado do Al e do Fe). O Al ocorre principalmente como o mineral de 1:1 (o material de pai principal), o Fe como o hematite ou - favorecido pelo material orgânico - como o goethite (sobre 70% Fe d : Fe t).
Resistir forte (clima do Aw) causa algumas características nas funções da profundidade do silicone, do Al, do Fe, mas de leaching e de cristallization é retardado pelo chelation forte (ácidos humic complexos com íons do metal). M o: As relações de M d citam sempre altamente (especialmente no Al e no manganês, menos no Fe). Os picos muito pronunciados do Al o (e de Fe o) são difíceis de explicar. Illuviation e o podzolation parecem ser muito ativos. Os grupos chelating diferentes (M (OH) ++ ou M (OH) 2+) com estabilidades diferentes são mais razoáveis.
Muito forte é a influência do material orgânico no índice do manganês, CA, magnésio nas camadas da parte superior que existem um índice múltiplo, comparado aos horizontes mais baixos, mais de 10 vezes no CA, devido aos locais da troca da substância orgânica (solubility e erosão elevados). No fixation existente em compostos anorganic, por exemplo Magnésio-Al-hydroxydes do magnésio, em K em interlayers minerais ser responsável para as porcentagens mais baixas do exchangeable ao total.
A transição vertical ao Oxisol depende do elemento: Terra Preta e Oxisol têm um índice quase idêntico de C em uma profundidade de 1.50 - 2.00 m, um peso idêntico do solum em uma profundidade de 2.30 m, textura idêntica somente em profundidades de mais de 4 m, acidity idêntico e índice do silicone em 2 m, manganêses e K 40 - 50 cm, Ca e Mg em 1.50 m.
Um perfil excepcional com os concretions nodular do laterite (plinthic, laterite do platô) em uma inclinação foi analisado. Encontrou-se para ter o índice de C e a abundância elevados da cerâmica (conseqüentemente, Terra Preta), mas no acidity e a capacidade de troca (índice de K, de Ca, de Mg) é mais similar a Oxisols. Em um perfil diferente do TP, o carvão de lenha queimado induz índices elevados de C e outras características dos horizontes superiores de Terra Preta.
Em muitos elementos é possível reconhecer, ao lado da influência orgânica, de um 'índice básico' do (muito baixo em nutrientes) do Ca com 200 - 300 ppm, Mg com 180 - 190 ppm, de K com 200 - 300 ppm, de K com 50 ppm etc. Um melioration pelo mobilization destas reservas é impossível.
Melioration é imaginable pelo levantamento do pH (do solo e da vegetação), pela adição de substâncias orgânicas sem mineralization rápido e por um bioturbation mais elevado.
Uma pesquisa mais adicional sobre Terra Preta, condições circunvizinhas de seus desenvolvimento e analytics é descrita no papel.
Dados mais adicionais do mesmo autor:
Thesis sobre o TP com descrição de TP e de locais, caracteristicas do anorganic-produto quemico por G.Bechtold
Mapa com os locais de Terra Preta na região de Amazon (mapa on-line, pode ser zumbido, compilado por G.Bechtold, referências bibliographic no thesis)
Mapa do campo de um centro da occurence do TP: Belterra em 2.6374 S, 54.9361 W
Mais sobre Terra Preta (external links):
Homepage de Terra Preta (1) (baseado em Germany)
Homepage de Terra Preta (2) (baseado em Brasil)
Último update: Mar 2007